10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro, entre eles, o cigarro que pode custar mais de 7 milhões de reais durante a vida toda

ANÚNCIO

O vício é um hábito repetitivo que degenera ou causa prejuízo ao viciado e aos que convivem com eles. Assim está no dicionário e, visto isso, os vícios (ou pelo menos a maior parte deles) são prejudiciais também ao seu bolso, meu amigo. O site ElHombre fez alguns cálculos e elegeu os vícios que mais casuais e seus respectivos gastos. Veja:

1 – Cerveja: É a campeã, não tenham dúvidas. Ela é, tantas vezes, responsável pelo “estouro” do cartão de crédito no final do mês. E, supondo que a bebida custe 9 reais na balada, dependendo dos locais, cidades e etc, e, continuando a supor uma média de 3 garrafas por noite, no fim das contas (e do mês), o valor gasto com a cerveja é de 250 reais, ou seja, 3 mil reais ao ano.

ANÚNCIO

2 – Cigarro: Todos poderiam achar que esse seria o maior gasto, mas ele ficou em 2º lugar. Claro que tudo vai depender do fato de você beber cerveja ou não, por exemplo. Mas, vamos às contas: supondo uma média de 6,75 reais por maço e considerando 1 maço por dia, o prejuízo mensal é de, mais ou menos, 200 reais. Em 1 ano, mais de 2,5 mil reais foram para o beleléu.

Ah, e só para informar sobre uma pesquisa do WalletHub, o valor gasto por um fumante durante a vida toda pode chegar à mais de 7 milhões de reais. A conta está baseada não apenas nos maços de cigarros, mas sim em custos não tão óbvios para manter o hábito. É importante saber também que a pesquisa foi feita em Nova York, onde o cigarro é mais caro, assim como gastos com saúde. Para comparar, em outra cidade (Kentucky) o gasto da vida toda caiu para mais de 1,1 milhão de dólares.

3 – Café: “O cafezinho santo de todo dia” é uma fortuna, meus amigos. Ao menos em São Paulo, existem cafés expressos que valem “míseros” 9 reais. Ainda pensando que muitas pessoas gostam de beber o café após o almoço em dias úteis, podemos simular um gasto de 140 reais por mês com o “bendito de cada dia”.

ANÚNCIO
10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro, entre eles, o cigarro que pode custar mais de 7 milhões de reais durante a vida toda
Reprodução: Google

4 – Destilados: Seja a Vodka, Whisky ou a Tequila… Os destilados também estão “bem” posicionados como um dos vícios que mais consomem dinheiro. No entanto, o fato é que a bebida já tem, por si só, um alto valor que pode fazer uma dose chegar à 35 reais. Sem considerar uma pessoa que bebe todos os finais de semanas, chegamos ao valor de 120 reais por mês.

5 – Internet Móvel: Pois é, pois é, pois é. Quem diria, não é? Talvez essa seja a maior surpresa! Mas, por incrível que pareça, os jogos, músicas e notícias, que são consumidas em um único dia pode render mais de 90 reais mensais.

6 – Chiclete: Ah, por fim, não interesse se você mastiga ou masca… o Chiclete está aqui, na 6ª posição e supondo que uma cartela custe uma média entre 1 e 5 reais, então, provavelmente, você gasta mais de 60 reais por mês. Parece pouco? Mas, verifique que no ano, o valor chega á 720… Aí sim, surpreendeu né.

Isso sem contar ainda os games comprados e os “passeios” aos rodízios de sushi teremos um valor anual que ultrapassa os 10 mil reais. Claro que não vamos “medicar” vocês aqui, afinal, nosso intuito é apenas informar… Mas, pense bem, com uma pequena economia anual, já seria possível fazer um bom investimento, não acham?

Agora, para completar a lista vamos citar mais alguns vícios, verificados pelo UltraCurioso e, vale saber, não inserimos nos tópicos acima porque são itens menos comuns à maioria dos brasileiros, comparados aos 6 anteriores. Mas, acompanhe, pode ser que você se enquadre em algum desses, infelizmente.

Como Não Deixar Faltar Dinheiro em Casa

7 – Jogos: LOL ou League of Legends é um jogo atual que sempre faz o maior sucesso e para você ter um cash nele, é preciso desembolar ao menos 70 reais por mês, ou seja 840 reais por ano. Esse é só um exemplo entre tantos outros.

8 – Refrigerantes: Mesmo em pleno século 21, com tamanha orientação sobre os hábitos saudáveis, ainda tem (MUITAS) pessoas que mantém o vício de beber refrigerante todos os dias. É como o cigarro: diário. E, vamos imaginar então uma garrafinha de 600 ml por dia, que custa, chutando baixo, uns 4 reais. Então, no mês daria 120 reais e no ano, mais de 1,4 mil reais.

9 – Remédios: É, talvez nem devêssemos considerar um vício.. Mas, vamos pensar, por exemplo, na famosa “Neosaldina” ou na “Aspirina”, que TODO MUNDO toma ou já tomou algumas vezes sequenciais. Em média, o preço da cartela sai por 20 reais com 30 comprimidos. Agora, vamos penar em um comprimido por mês, que dá 240 reais anuais.

Maioria das famílias brasileiras está endividada e Renda Extra é opção para sair das dívidas

10 – Doces: Chocólatras é uma palavra criada há algum tempo para designar os “viciados” por chocolates. E olha que o fã clube é enorme. Na prática, vamos supor uma pessoa que consuma 1 barra por dia, que custa em média 6 reais. Por mês, o gasto será de 180 reais e no ano, o valor sobe para mais de 2,1 mil reais.

Quando se tornam devedores, viciantes aumentam o vício

Fugindo um pouco do tema central desse artigo, mas mantendo o foco no “vício”, uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) afirmou que a inadimplência intensifica os vícios em 17% das pessoas e entre eles, os principais são o álcool e o cigarro.

“A inadimplência altera negativamente o estado emocional dos consumidores, atingindo até mesmo a vida profissional e a saúde dos entrevistados”, afirmou um comunicado da pesquisa.

“A falta de autocontrole sobre os desejos de consumo, aliado ao desconhecimento dos limites do próprio orçamento, faz com que a pessoa exagere nas compras e acabe perdendo a noção dos gastos”, explicou o educador José Vignoli.

10 vícios que podem acabar com o seu dinheiro, entre eles, o cigarro que pode custar mais de 7 milhões de reais durante a vida toda
Reprodução: Google

Leia Também: Problemas com Dinheiro é a principal causa dos divórcios: 3 passos para ter um Bom Planejamento Financeiro Familiar em 2017

Então, assim sem querer se meter na sua vida pessoal, mas já querendo ajudar, separamos algumas dicas para você manter um bom relacionamento familiar e ter equilíbrio com os gastos mensais, sem fazer com que isso interfira nas suas noites mal dormidas ou no aperto no coração que dá quando seu filho pede algo e você não tem condições de comprar naquele momento.

Leia com atenção esses tópicos abaixo e tente imaginar qual seria a melhor alternativa para não fazer parte desses números tão atuais. E assustadores. Continue Lendo…

Gastos com Carro

Está certo que nem colocamos esse item na lista acima, mas tem muita gente aí que é viciada em automóveis. Seja pelo design ou pela potência, pela atualidade ou pelo antiguidade. Os viciados automobilísticos são muitos. Mas, será que isso “custa” muito dinheiro? Confira no vídeo abai!

Com informações do ElHombre, MSN e UltraCurioso

ANÚNCIO