10 dicas do mercado financeiro para começar 2017 com o pé direito e ficar rico

ANÚNCIO

O ano foi de crise e Trump movimentou – em maior parte, negativamente – todo o mercado financeiro. Com isso e para muitos, 2016 não foi um ano positivo. A crise fez com que muitas pessoas fossem demitidas e tantas empresas fossem fechadas. Já as contas a pagar… se multiplicaram.

Leia: Efeito Trump Faz o Ibovespa Registrar o pior novembro do século.

ANÚNCIO

No entanto, o final do ano se aproxima e novos projetos já começaram a ser feitos. Seguindo uma nova perspectiva e buscando o equilíbrio financeiro, podemos dizer que o momento é ideal para repensar todo o planejamento financeiro, afinal de contas, mesmo em crise, se as dívidas continuam sendo persistentes é porque não está havendo um bom controle do dinheiro.

Para ajudar você a ter um ano financeiramente melhor, o Infomoney um roteiro com dicas dadas por Winnie Sun, diretora do grupo Sun Wealth Partners, empresa de consultoria financeira, e Denise Hills, superintendente de Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú e responsável pelo programa de Educação Financeira do banco.

Somamos isso à outras dicas valiosíssimas e montamos um pequeno guia para você começar o ano novo com o pé direito (ou com o pé esquerdo, se você for canhoto!) Confira!

ANÚNCIO

1 – Guardar Dinheiro

Poupar dinheiro é uma forma de investir em si mesmo. Fato! Isso acontece porque quando você tem dinheiro guardado, você pode iniciar seu próprio empreendimento, direcionar a realização de um sonho, usar para pagar algo que não estava no orçamento. Afinal, a gente nunca sabe quando algum imprevisto vai acontecer, por isso, são chamados justamente de imprevistos.

E como guardar dinheiro? Isso é uma coisa que só você pode fazer acontecer. A segurança financeira é essencial na sua vida, certo? Então, você precisa entender que poupar é crucial para alcançar seus objetivos, lembrando que o dinheiro é sempre um meio e não um fim.

Você pode investir o dinheiro parado que você pretende não usar e fazer mais dinheiro, por exemplo. Aliás, essa é uma digna alternativa, usada pelos maiores investidores e milionários do mundo. Resumão: guardar uma quantia de dinheiro por mês deve virar uma regra da sua vida financeira.

Reprodução: Google
Reprodução: Google

2 – Planejamento Financeiro

Para começar a poupar ou mesmo para dar os primeiros passos no mercado de investimentos, a primeira coisa que você deve fazer é: listar os objetivos de consumo para o futuro.

Planejamento Financeiro Pessoal usando a Técnica dos Envelopes

Quer começar o ano com um carro novo? Fazer uma viagem? Iniciar um novo curso e aperfeiçoar suas habilidades profissionais? Pense em todos os seus objetivos, priorize-os e avalie o quanto será necessário para colocar seus planos em prática.

3 – Reduzir Gastos

O mercado que envolve dinheiro disponibiliza, de forma fácil, diversos caminhos para você investir. E, em qualquer um deles, você deve começar pelo planejamento, como citado no tópico anterior. Mas, como fazer isso? Controlando – E REDUZINDO – os gatos.

33 Maneiras de Juntar Dinheiro Rápido

Divida as suas despesas em: necessárias e desnecessárias. A segunda categoria deverá ser cortada ou reduzida. Compre apenas o que for indispensável, pesquise preços, negocie descontos à vista e prefira marcas a melhor relação entre custo e benefício.

4 – Sair das Dívidas

Uma boa opção é usar o décimo terceiro para quitar dívidas ou pagar o máximo possível do valor. Priorize aquelas com taxas de juros mais altas, como cheque especial e cartão de crédito.

Observação Importante: Veja 3 coisas que são dívidas e ninguém considera.

5 – Calcular o Dinheiro

Depois que o valor do seu objetivo foi planejado, calcule exatamente quanto precisará poupar mensalmente para alcançá-lo. Será que é 10% do seu salário? 20% ou 30%? Ponha no papel. E caso não caiba essa economia no seu orçamento atual, há dois caminhos: reduzir gastos ou aumentar ganhos.

E, apenas para fins de informações, a melhor forma de aumentar ganho é aumentar de patrimônio, que é o mesmo que investir ou emprestar dinheiro para alguém e receber juros em troca. Você já sabe de tudo isso, não é?

6 – Encontrar o seu perfil investidor

Investir é a melhor forma de fazer seu dinheiro render mais. Mas você deve sempre escolher onde colocar o seu dinheiro de acordo com o seu perfil. Pesquise bem antes de aplicar em algum investimento. Uma dica é observar bem as escolhas das melhores taxas depois de comparar corretoras e bancos.

Opte por um investimento que faça sentido de acordo com sua quantia e o tempo que pretende deixar investido. Se você já investe mantenha um monitoramento dos resultados do seu investimento e se ainda não aplica seu dinheiro, a virada do ano pode ser uma oportunidade para começar.

Ainda não sabe qual o seu perfil para investir? Temos um teste! É super rápido, faça, conforme o vídeo abaixo.

7 – Controlar o Dinheiro

Mesmo Warren Buffett, um dos investidores mais respeitados do mundo, falha com seu portfólio de vez em quando, ou seja, você também pode errar eventualmente. Isso não deve impedi-lo de investir. A maior dica é configurar seus investimentos a fim de sempre ter uma quantia em mãos para algum tipo de imprevisto que surgir.

Saiba mais sobre os famosos investidores mundiais!

O ideal é pensar no longo prazo e se algo der errado tente consertar sem entrar em desespero, nem tudo está ao seu alcance.

8 – Renda extra

Ter uma renda extra começa com a descoberta do que você sabe fazer de melhor. Caso saiba fazer doces, costurar ou possa ensinar alguma habilidade, por exemplo, use o tempo fora do seu emprego principal para colocar isso em prática.

Caso não tenha esses exímios dotes manuais, estudo o mercado financeiro, invista em Rendas Fixas ou na Bolsa de Valores e aumente a sua renda.

4 Passos para Ganhar Dinheiro na Bolsa de Valores em época de Crise Financeira!!

9 – Ter Atitude

Tudo depende de você! Então, não fique parado esperando que um dinheiro extra caia nas suas mãos do dia para a noite. Se organize, monte um orçamento e faça um planejamento das suas finanças. Se ocupe com tarefas que ajudem você a trabalhar melhor com o dinheiro e investimentos, a fim de ganhar mais em 2017.

10 – Estude

Raras as exceções, não existe dinheiro fácil. O criador da Trovó Academy conseguiu alcançar 1 milhão de reais. E não foi com uma fortuna familiar ou com a loteria, ele estudou. Investiu, perdeu e ganhou.

Se você está animado para começar 2017 de bem com a vida e quer aproveitar a oportunidade para fazer as melhores promessas, prometa estudar e se dedicar aos seus sonhos.

Agora, se um dos seus sonhos é enriquecer, saiba que você pode começar estudando em um curso ONLINE e GRATUITO, oferecido pela nossa Academia. São 4 vídeo aulas e para aprender mais sobre o Mercado Financeiro, você só precisa se cadastrar. O seu e-mail pode ser inserido no banner abaixo. Um ótimo 2017 e bons investimentos.

Com informações da Infomoney

ANÚNCIO